LEMBRETE: OS JUROS DOS CARTÕES NOS ESTADOS UNIDOS VARIAM DE 4% A 9% AO ANO.
AQUI JÁ VI FATURA COM JUROS DE 17,99% AO MÊS.
AGORA LEIA A NOTICIA DA FRANCE PRESS. G1 E REUTERS
Obama sanciona lei que restringe juros e taxas de cartões nos EUA
Democratas dizem que novas regras vão ajudar consumidores.
Entretanto, restrições podem afetar lucros de grandes bancos.
Do G1, em São Paulo
O presidente dos EUA, Barack Obama, sancionou nesta sexta-feira (22/05/2009) a lei que restringe os juros e as taxas cobradas de usuários de cartões de crédito, em uma medida que foi considerada uma vitória para o Partido Democrata.
"As dívidas dos cartões de crédito são frequentemente uma rua de mão-única", disse o presidente. "É fácil entrar, mas praticamente impossível sair", acrescentou, referindo-se aos contratos que se tornam armadilhas para os consumidores.
A lei, entretanto, pode afetar os lucros de grandes emissores de cartões, incluindo bancos que tiveram sérias dificuldades desde o início da crise, como o Citigroup, o Bank of America e o JP Morgan Chase.
A legislação estipula, por exemplo, que as empresas de cartões de crédito devem esperar 60 dias antes de punir um consumidor com o aumento de suas taxas. Além disso, tenta proteger os clientes menores, alvo de um grande número de ofertas das companhias.
Os bancos alegam que as mudanças vão reduzir a concessão de crédito aos consumidores porque ficará mais difícil para as empresas decidirem as taxas de juros de acordo com o risco que o consumidor representa.
(Com informações da France Presse e da Reuters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta postagem