Entre uma cerveja gelada e uma pinga, Genésio Pereira, 70 anos (Genésio do Bar), joga conversa fora com os amigos-clientes e relembra casos marcantes da cidade e visitas ao seu bar que ficaram eternizadas – algumas por fotos, outras apenas na memória. Entre políticos de destaque regional, estadual e até nacional, que já beberam no “Bar de Genésio”, estão o ex-Deputado Estadual cajazeirense, Bosco Barreto, já falecido; o Senador paraibano e ex-Governador, José Maranhão e o ex-governador, Wilson Braga. Segundo Genésio, Bosco Barreto, levou o sindicalista, Luiz Inácio Lula da Silva, em 9 de agosto de 1980, para beber pinga no seu bar, quando Lula em visita à Cajazeiras, Sim! Segundo conta o próprio Genésio, Lula, quando “ainda não era famoso”, esteve em Cajazeiras e “cachaça cana em pé no balcão. Tomou mais de uma. Faz tempo. Ele ainda não tinha sido presidente”.
O Bar de Genésio, como a maioria dos antigos bares de Cajazeiras, é local onde velhos amigos se encontram para beber e matar saudade. Os agricultores João Nonato, de Cachoeira dos Índios (PB) e Francisco Barreto, de Cajazeiras, que frequentam o estabelecimento há 40 anos e contam, que se conheceram na fila de um banco, mas, foi no bar de Genésio, que estreitaram os laços de amizade. “Eu me sinto bem aqui. Se eu vier no Centro, tenho que vir aqui tomar minha cervejinha. Ele recebe a gente bem, conversa com a gente, pergunta as coisas. Aqui a gente se sente bem”, diz João Nonato.
Genésio, mais conhecido como “Genésio do Bar”, tem muita história para contar. É claro, que a maioria delas se passou dentro do seu estabelecimento comercial, um pequeno boteco no Calçadão Tenente Sabino, no Centro da cidade, onde há várias décadas parte da velha guarda se reúne para ‘tomar uma’ e bater papo.
(POR Luis Fernando Mifô. Em 31/01/2018)