quinta-feira, 17 de julho de 2025

EVAIR DE MELO

dono da verdade, mandando mais que todo mundo.

O que aconteceu foi o seguinte: o Congresso, que é a Casa do povo e tem a legitimidade do voto, decidiu barrar esse aumento pesado do IOF que só tira dinheiro do bolso de quem trabalha. E aí, o governo, que não tem projeto, que não sabe dialogar, correu pra pedir socorro ao Supremo e conseguiu empurrar esse imposto goela abaixo da população. Isso é um desrespeito ao princípio da separação dos Poderes e à própria soberania popular, que estão lá nos artigos 1º e 2º da Constituição.

Não dá pra aceitar que ministros do STF se sintam no direito de governar o país no lugar de quem foi eleito. A Constituição também diz, no artigo 49, inciso III, que é competência exclusiva do Congresso sustar atos do Executivo que passem do limite. Mas parece que isso virou enfeite de papel.

O Brasil não aguenta mais esse ativismo judicial, que decide tudo de cima pra baixo, sem ouvir ninguém e passando por cima do Parlamento. Isso não é democracia, isso é autoritarismo.

Quero deixar claro: o Congresso Nacional não vai se acovardar. Nós vamos reagir a esse ataque à independência dos Poderes. Porque quem representa o povo brasileiro somos nós, deputados e senadores. Não vamos aceitar que meia dúzia de pessoas