sexta-feira, 26 de março de 2010

MÁ FÉ DOS BANCOS PRECISA SER REPUDIADA!

ARTIGO QUE MERECE UMA LEITURA...

A má-fé dos bancos
março 26, 2010 · Deixe um comentário

Os bancos, por advogdos, foram responsáveis pelas representações que ensejaram os afastamentos de juízes em nossa capital.

Todos os referidos juízes são respeitados etc etc. E merecem um tratamento processual adequado longe de uma concepção belicosa e punitivista.

Muitos desses julgadores, por exemplo, eram odiados pelos bancos porque exigiam que os mesmos apresentassem documentos originais em ações cautelares. E inúmeras ações foram extintas porque os bancos não cumpriram tais diligências.

Represento diversas pessoas em ações consumeiristas. Leia-se: ações contra bancos e seus juros escorchantes, que fazem uma dívida de R$ 30.000 virar R$ 70.000,00. Não me intimido com o pensamento retrógrado de certos advogados de bancos que simplesmente dizem que o contrato é lei entre as partes. E eu replico: o Código de Defesa do Consumidor não é capricho, nem enfeite. Seja qual for o contrato deve atender sua função social e observar o princípio da boa-fé objetiva.

Recentemente, certas instituições bancárias, apesar de devidamente notificadas de umaa determinada ação revisional de contrato bancário, simplesmente ajuizam ações(cautelares!) em outras varas de modo a reaverem o bem discutido – normalmente um carro. Nada mais odioso. Antes, fui benevolente com os colegas. Agora, irei requerer um incidente de falsidade. E estamois conversados.

De resto, a própria exceção de incompetência prevê a condenação pelo ajuizamento tendencioso. Mas é pouco.

O ideal é que o banco explique-se na frente do juiz as razões do ajuizamento temerário.

Autor: Arnaldo Malheiros Filho, na Folha de S.Paulo(25/03/2010).

Um comentário:

  1. Tenho um emprestimo no banco do BRASIL e por isto fui obrigada a abrir uma conta, eu não movimento esta conta e sempre deposito uma quantia que deveria pagar as taxas por um tempo mas o dinheiro se esvaia muito rapido entrando no limite e cobrando juros sobre juros quando fui ver já devia mais de 400,00 reais, pedi para a atende tirar o limite ela tirou mas não me avisou que cada vez que dia do vencimento tivesse 1 real a menos do limite me seriam cobrados39,00 reais de taxa resultado o banco me comeu mais uns trezentos reais em menos de dois meses. A CAIXA ECONOMICA FEDERAL fez a mesma coisa com minha irmã foi cobrando juros sobre juros para pagar taxas e o prjuizo dela foi de mais de mil reais que ela pagou para não ficar com o nome sujo. Esses dias o BANCO DO BRASIL queria vender seguro automobilistico para meu esposo e foi um inferno, eram inumeras ligações pordia e muita insistencia.Por que não recebemos um aviso de que nossa conta esta no vermelho enquanto estão nos roubando descaradamente, isto é ou não má fe?

    ResponderExcluir

Comente esta postagem