quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A CULPA É DA DÍVIDA E DOS BANCOS

O endividamento do setor público e privado com os bancos e a carga tributária que tem a finalidade de tirar do povo para dar aos bancos é o grande responsável por este crime contra o povo.

Solução: A bolsa familia não resolve o problema, mas em compensação permite a Lula se interessar pelo terceiro mandato.

O povo está acorrentado na rocha da necessidade e do endividamento como um Prometeu de costelas expostas...


Mínimo deveria ser de R$ 2.139,06 em novembro
3/12/2009
imagem transparente

O salário mínimo do trabalhador brasileiro deveria ter sido de R$ 2.139,06 em novembro para ele suprir suas necessidades básicas e da família, de acordo com estudo divulgado hoje pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A constatação foi feita por meio da utilização da Pesquisa Nacional da Cesta Básica do mês passado, realizada pela instituição em 17 capitais do País.

Com base no maior valor apurado para a cesta no período, de R$ 254,62, em Porto Alegre, e levando em consideração o preceito constitucional que estabelece que o salário mínimo deve ser suficiente para garantir as despesas familiares com alimentação, moradia, saúde, transportes, educação, vestuário, higiene, lazer e previdência, o Dieese calculou que o mínimo deveria ser 4,60 vezes maior que o piso vigente, de R$ 465,00.

Em outubro deste ano, o valor do salário mínimo necessário era menor, de R$ 2.085,89, e correspondia a 4,49 vezes o mínimo em vigor. Em novembro de 2008, o valor necessário foi estimado em R$ 2.007,84, o que correspondia a 4,83 vezes o salário mínimo oficial na ocasião, de R$ 415,00.

O Dieese também informou que o tempo médio de trabalho necessário para que o brasileiro que ganha salário mínimo pudesse adquirir, em novembro de 2009, o conjunto de bens essenciais aumentou, na comparação com o mês anterior. Na média das 17 cidades pesquisas pela instituição, o trabalhador que ganha salário mínimo necessitou cumprir uma jornada de 98 horas e 58 minutos para realizar a mesma compra que, em outubro, exigia a execução de 97 horas e 27 minutos. Em novembro de 2008, a mesma compra necessitava a realização de uma jornada bem maior, de 111 horas e 4 minutos.

Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre (RS) continuou em novembro no posto de capital com a cesta básica mais cara do País. Segundo levantamento nacional realizado em 17 capitais pelo Dieese, a capital do Rio Grande do Sul liderou o ranking pela 14ª vez consecutiva, após a cesta avançar 2,55% ante outubro, para R$ 254,62, com custo quase R$ 20 acima do preço observado na segunda cidade mais cara, São Paulo, onde o conjunto de produtos alimentícios essenciais custou, em média, R$ 234,99.

Vitória foi a terceira capital pesquisada com preço mais elevado, de R$ 227,81. Na sequencia, com preços acima de R$ 200, também ficaram as cestas de Florianópolis (R$ 227,00), Rio de Janeiro (R$ 226,97), Belo Horizonte (R$ 225,33), Curitiba (R$ 222,67), Manaus (R$ 218,99), Brasília (R$ 216,22), Goiânia (R$ 205,95), Belém (R$ 203,56) e Salvador (R$ 200,45).

O Dieese realizou a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de novembro nas cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.


Fonte: Agência Estado

2 comentários:

  1. Senha de horário nos bancos...
    >
    >
    > ...FIQUEM ATENTOS AMIGOS(AS) É VIVENDO E APRENDENDO...
    >
    >
    >
    > REPASSEM, É IMPORTANTE!!!
    > Senha de horário nos bancos
    >
    > Aos amigos(as),
    >
    > 'Vivi essa semana uma experiência que confirmou uma suspeita...
    >
    > Há cerca de um mês eu entrei no Banco Itaú para fazer um pagamento e,
    > quando vi o tamanho da fila, pensei: 'Vou ficar horas aqui dentro'.
    >
    > Foi quando me lembrei da lei que entrou em vigor no Brasil, que regula
    > o tempo máximo de espera em fila bancária. Salvo engano, são 20
    > (vinte) minutos em d ias normais, e 30 (trinta) em dias de pagamento
    > de pensionistas do INSS.
    >
    > Assim sendo, solicitei a um funcionário a senha com o horário de
    > entrada na fila, pois se o tempo excedesse, eu encaminharia o
    > papelucho para a prefeitura multar o banco.
    >
    > Entrei na fila, e notei que de repente aquele som que sinaliza caixa
    > desocupado, começou a tocar com maior freqüência, e a fila foi
    > diminuindo rapidamente.
    >
    > Quando cheguei ao caixa, ele solicitou a senha para autenticar, e eu
    > fiquei intrigado. No meio de tantos clientes, como ele sabia que a
    > senha estava comigo?
    >
    > Examinei então os dois horários, entrada e saída e constatei que foram
    > 17 minutos de fila. Eu esperava ficar mais de uma hora. Percebi que
    > quando eu pedi a senha, o gerente colocou mais caixas e o atendimento
    > fluiu rapidamente.
    >
    > Hoje, fui novamente ao mesmo banco e dei de cara com a mesma fila
    > imensa. Não tive dúvida. Procurei um funcionário e pedi a senha. Ele,
    > fa zendo cara de bobo, perguntou: - 'Que senha? Não tem senha. Entre
    > na fila. '
    >
    > Eu insisti.
    >
    > Ele disse que não sabia de senha alguma....
    >
    > Procurei os caixas e notei uma plaquetinha discreta que dizia: 'Se
    > necessitar senha, solicite ao caixa'.
    >
    > Pedi a senha ao caixa, e ele fez outra cara de bobo e disse: 'Que
    > senha?' Parece que os funcionários já estão treinados a não fornecer a
    > senha. Então eu exigi: 'A senha que diz o horário que eu entrei na
    > fila. É lei...' O caixa meio contra vontade forneceu a senha e eu
    > entrei na fila.
    >
    > No início continuou lenta, quase não andava. De repente, o mesmo
    > fenômeno, começou o som que não parava mais, e a
    > fila foi rapidamente diminuindo..
    >
    > Quando cheguei ao caixa, desta vez não foi surpresa, ele pediu a senha
    > pra autenticar, e após a autenticação, ele se virou para uma senhora
    > que circulava por trás dos caixas, com cara de gerentona, e em
    > resposta à pergunta del a de...'E aí? Tudo bem?' O caixa respondeu..
    > 'BELEZA'.
    >
    > Matei a charada! 'BELEZA' foi a constatação que o caixa fez.
    >
    > Fui atendido em 14 (quatorze) minutos.
    >
    > E a gerentona então deu um sinal que eu entendi que seria para alguns
    > dos caixas voltarem para os locais de onde foram retirados para
    > atender ao público.
    >
    > MORAL DA HISTÓRIA - Existe sim um número de funcionários nos bancos,
    > suficiente para atender dignamente o público, porém eles são desviados
    > para outras funções mais lucrativas, tais como vender seguro por
    > telefone, enquanto os idiotas dos clientes ficam na fila.
    >
    > Eu não fico mais.
    >
    > Cada vez que entrar em um banco, exija sua senha com o horário. Vamos
    > lutar por esse direito obtido.
    >
    > Não sejamos bobos....
    > É só a gente divulgar e insistir para a lei ser cumprida. '
    >
    > AFINAL ELES NÃO NOS POUPAM, cobram Encargos, Tarifas, Cestas, Taxas,
    > todas abusivas tornando os Banqueiros os homens mais ricos do Planeta.
    >
    > Se gostou, NÃO se esqueça de repassar a seus contatos!!!!
    > "Aquele que dorme e desperta, desperta e vê que é homem. Aquele que é
    > vivo e morre, desperta e vê que é Espírito." Victor Hugo

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  2. Senha de horário nos bancos...
    >
    >
    > ...FIQUEM ATENTOS AMIGOS(AS) É VIVENDO E APRENDENDO...
    >
    >
    >
    > REPASSEM, É IMPORTANTE!!!
    > Senha de horário nos bancos
    >
    > Aos amigos(as),
    >
    > 'Vivi essa semana uma experiência que confirmou uma suspeita...
    >
    > Há cerca de um mês eu entrei no Banco Itaú para fazer um pagamento e,
    > quando vi o tamanho da fila, pensei: 'Vou ficar horas aqui dentro'.
    >
    > Foi quando me lembrei da lei que entrou em vigor no Brasil, que regula
    > o tempo máximo de espera em fila bancária. Salvo engano, são 20
    > (vinte) minutos em d ias normais, e 30 (trinta) em dias de pagamento
    > de pensionistas do INSS.
    >
    > Assim sendo, solicitei a um funcionário a senha com o horário de
    > entrada na fila, pois se o tempo excedesse, eu encaminharia o
    > papelucho para a prefeitura multar o banco.
    >
    > Entrei na fila, e notei que de repente aquele som que sinaliza caixa
    > desocupado, começou a tocar com maior freqüência, e a fila foi
    > diminuindo rapidamente.
    >
    > Quando cheguei ao caixa, ele solicitou a senha para autenticar, e eu
    > fiquei intrigado. No meio de tantos clientes, como ele sabia que a
    > senha estava comigo?
    >
    > Examinei então os dois horários, entrada e saída e constatei que foram
    > 17 minutos de fila. Eu esperava ficar mais de uma hora. Percebi que
    > quando eu pedi a senha, o gerente colocou mais caixas e o atendimento
    > fluiu rapidamente.
    >
    > Hoje, fui novamente ao mesmo banco e dei de cara com a mesma fila
    > imensa. Não tive dúvida. Procurei um funcionário e pedi a senha. Ele,
    > fa zendo cara de bobo, perguntou: - 'Que senha? Não tem senha. Entre
    > na fila. '
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    > Eu insisti.
    >
    > Ele disse que não sabia de senha alguma....
    >
    > Procurei os caixas e notei uma plaquetinha discreta que dizia: 'Se
    > necessitar senha, solicite ao caixa'.
    >
    > Pedi a senha ao caixa, e ele fez outra cara de bobo e disse: 'Que
    > senha?' Parece que os funcionários já estão treinados a não fornecer a
    > senha. Então eu exigi: 'A senha que diz o horário que eu entrei na
    > fila. É lei...' O caixa meio contra vontade forneceu a senha e eu
    > entrei na fila.
    >
    > No início continuou lenta, quase não andava. De repente, o mesmo
    > fenômeno, começou o som que não parava mais, e a
    > fila foi rapidamente diminuindo..
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    > Quando cheguei ao caixa, desta vez não foi surpresa, ele pediu a senha
    > pra autenticar, e após a autenticação, ele se virou para uma senhora
    > que circulava por trás dos caixas, com cara de gerentona, e em
    > resposta à pergunta del a de...'E aí? Tudo bem?' O caixa respondeu..
    > 'BELEZA'.
    >
    > Matei a charada! 'BELEZA' foi a constatação que o caixa fez.
    >
    > Fui atendido em 14 (quatorze) minutos.
    >
    > E a gerentona então deu um sinal que eu entendi que seria para alguns
    > dos caixas voltarem para os locais de onde foram retirados para
    > atender ao público.
    >
    > MORAL DA HISTÓRIA - Existe sim um número de funcionários nos bancos,
    > suficiente para atender dignamente o público, porém eles são desviados
    > para outras funções mais lucrativas, tais como vender seguro por
    > telefone, enquanto os idiotas dos clientes ficam na fila.
    >
    > Eu não fico mais.
    >
    > Cada vez que entrar em um banco, exija sua senha com o horário. Vamos
    > lutar por esse direito obtido.
    >
    > Não sejamos bobos....
    > É só a gente divulgar e insistir para a lei ser cumprida. '
    >
    > AFINAL ELES NÃO NOS POUPAM, cobram Encargos, Tarifas, Cestas, Taxas,
    > todas abusivas tornando os Banqueiros os homens mais ricos do Planeta.
    >
    > Se gostou, NÃO se esqueça de repassar a seus contatos!!!!
    > "Aquele que dorme e desperta, desperta e vê que é homem. Aquele que é
    > vivo e morre, desperta e vê que é Espírito." Victor Hugo

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